Pular para o conteúdo

Engenharia de Computação

Informações

Ano de Início: 1998
Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 920, de 27 de dezembro de 2018 
Duração padrão: 10 semestres
Turno: Integral
Modalidade de curso: Presencial
Título do profissional: Bacharel em Engenharia de Computação
E-mail: eco.itajuba@unifei.edu.br
Coordenação do Curso: Prof. Dr. Edvard Martins de Oliveira
Índices oficiais: e-MEC
Área de conhecimento CNPQ: Engenharias

Apresentação

O curso de Engenharia de Computação teve início em 1998, sendo reconhecido pelo MEC em 2003. 

O curso tem por objetivo a formação de profissionais qualificados para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação (hardware e software), assim como, para a aplicação das tecnologias relacionadas à computação nos interesses da sociedade, atuando nas áreas pertinentes à engenharia de computação demonstrando domínio de conhecimentos técnicos, habilidade na resolução de problemas, capacidade de avaliação, facilidade de interação e comunicação, competência para participar e gerenciar projetos, atitude de responsabilidade e desenvolvimento de auto-aperfeiçoamento. O curso tem duração de 5 anos, é um curso diurno, com regime de disciplinas semestrais. Atualmente, são disponibilizadas um total de 60 vagas anuais para o curso. 

O curso de Engenharia da Computação visa formar um profissional qualificado com capacidades técnicas para: utilizar conhecimentos básicos e específicos em diversas áreas da engenharia e de computação que possam ser aplicados na resolução de problemas; desenvolver novas técnicas para projetar e conduzir experimentos, bem como, interpretar resultados. Do ponto de vista ético e social, os egressos estão preparados para: avaliar o impacto das atividades relacionadas à Engenharia; atuar e interagir com pessoas de diferentes áreas; coordenar, supervisionar e gerenciar projetos; acompanhar a evolução da computação e as novas tecnologias associadas à computação. 

O curso de Engenharia de Computação, atualmente está dividido em cinco núcleos: 
– Núcleo básico: visa oferecer um sólido conhecimento nas áreas comuns a todas as engenharias.
– Núcleo profissionalizante: oferece fundamentos técnicos básicos de hardware e software, que irão caracterizar a sua formação profissional. Esse núcleo é formando por disciplinas obrigatórias voltadas à engenharia elétrica e eletrônica e àquelas voltadas à computação.
– Núcleo específico: constitui-se em extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo profissionalizante.
– Núcleo optativo: consiste em um conjunto de disciplinas destinadas a complementar a especialização e/ou formação profissional.
– Núcleo complementar: visa oferecer ao graduando a interação direta com as atividades profissionais, de pesquisa e atividades em áreas que promovam o seu desenvolvimento técnico e/ou social. 

O curso de ECO possui laboratórios de computação e eletrônica, onde os alunos tem a oportunidade de desenvolver o conteúdo de software e hardware (https://unifei.edu.br/iesti/laboratorios/). Durante o curso, os alunos participaram em eventos de competição, como por exemplo, a Maratona de Programação, sendo que foram vencedores em várias edições do evento Regional. Além disso, conquistaram sempre boas colocações na Maratona Nacional e também no Mundial.

Os alunos formados estão aptos a realizar as atividades e desafios que são propostos pelo mercado de trabalho. Geralmente durante o período de estágio, a grande maioria dos alunos já tem sua vaga de emprego garantida devido ao bom desempenho durante o estágio. 

O último exame do ENADE realizado no ano de 2019, o curso de Engenharia de Computação teve nota 4. Atualmente, são 697 alunos formados. 

Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico da Engenharia de Computação está disponível nos links abaixo:

Projeto Pedagógico – 2015
Projeto Pedagógico – 2022