Engenharia Eletrônica

Informações

Ano de Início: 2010
Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 920, de 27 de dezembro de 2018
Duração padrão: 10 semestres
Turno: Integral
Modalidade de curso: Presencial
Título do profissional: Bacharel em Engenharia Eletrônica
Coordenação do Curso: Prof. Dr. Giscard Francimeire Cintra Veloso
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida
E-mail: elt.itajuba@unifei.edu.br
Índices oficiais: e-MEC
Área de conhecimento CNPQ: Engenharias

Apresentação

O Engenheiro eletrônico é o profissional capacitado a atuar nas diversas áreas que compõem o campo da Engenharia Eletrônica: sistemas eletroeletrônicos, equipamentos de proteção e segurança, eletrônica (circuitos integrados, processamento de voz, imagem e som), eletrônica industrial, engenharia biomédica, robótica, informática, telecomunicações e sistemas embarcados.

Atualmente as principais atribuições de um engenheiro eletrônico são desenvolvimentos de projetos que envolvem implementações em hardware e software

O curso foi desenvolvido para proporcionar um grande aprendizado prático. O projeto pedagógico visa atender a evolução tecnológica e a demanda do mercado, tendo como objetivo a formação de profissionais com uma formação transversal e multidisciplinar. Para tanto foram incluídos no projeto pedagógico técnicas de aprendizagem ativa, principalmente o aprendizado baseado em projetos, visando apresentar ao aluno problemas reais que visem soluções úteis para a indústria. 

A grade possui 5 matérias específicas de projetos, voltadas para desenvolvimento de produtos eletrônicos. Nelas os alunos desenvolvem um produto, especificando e concebendo o hardware, realizando a confecção e montagem do protótipo, utilizando técnicas comerciais e, por fim, programando um firmware com características de arquitetura e funcionalidades requisitadas pelo mercado de produtos eletrônicos.

O curso de engenharia eletrônica possui ainda uma forte base aplicada. Entre as matérias profissionalizantes, mais de 75% delas possuem atividades práticas, sendo uma das maiores proporções entre os cursos de graduação brasileiros. Esta abordagem auxilia o aprendizado fixando os conceitos visto na teoria. Também permite que o aluno desenvolva um grande conjunto de habilidades que serão importantes em sua vida, principalmente nos ambientes de desenvolvimento. 

Um passo importante para a formação das competências é a utilização de espaços de aprendizagem que facilitem esse processo. Em parceria com a Tales foi criada uma sala voltada completamente para metodologias ativas, com estrutura e mobiliário adequado para trabalhos em equipes e atividades de desenvolvimento.

Além das atividades presentes no curso, os alunos tem oportunidade de participar dos grupos de pesquisa, que são centros de referência nacionais em suas áreas de conhecimento. Isto proporciona o contato com laboratórios de alta tecnologia e pesquisas de ponta, principalmente nas áreas de microeletrônica, biomédica, eletrônica de potência e sistemas embarcados. Com relação ao incentivo ao empreendedorismo e à inovação, a universidade conta com o CEU, um centro de empreendedorismo. Diversas atividades são realizadas ao longo do ano para incentivar o fomento de ideias culminando em propostas de empresas incubadas. Na questão de internacionalização o curso de engenharia eletrônica mantém uma parceria de longa data com a França, através de dois projetos BRAFITEC, fomentados pela CAPES.

Por fim o curso vem obtendo vários reconhecimentos ao longo dos anos como um dos melhores do Brasil, obtendo boas avaliações tanto no MEC, com ENADE e Conceito de Curso nota 5 (valor máximo), como nas edições do Guia do Estudante.

Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico da Engenharia de Controle e Automação está disponível no link abaixo:

Projeto Pedagógico – 2021